quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Abominável mundo novo. Os avanços tecnológicos e científicos fizeram do mundo um lugar melhor? A expectativa de vida aumentou , inúmeras doenças infantis desapareceram, a mortalidade infantil despencou , andamos em carros modernos , vestimos roupas bonitas e comemos coisas deliciosas... O acesso a educação melhorou , é inegável que o número de crianças na escola hoje é infinitamente superior ao século passado . A medicina evoluiu , novos remédios ,novos exames mais informação . O que falar então da internet , revolucionou o domínio do conhecimento , que antes se restringiam a poucos livros e enciclopédias , para, atualmente , infinitas possibilidades de pesquisa e informação . É possível afirmar sim que o mundo evoluiu, mas será que melhorou? Considerando a palavra melhor o oposto de pior temos a seguinte situação : a melhora na desigualdade social ainda é pequena , embora tenhamos um mercado capitalista onde quase qualquer pessoa possa ter bens de consumo como tvs , geladeira e maquina de lavar , ainda concentramos a riqueza em pouco mais de 1% da população mundial, ainda não oferecemos oportunidades iguais para nem um terço da população mundial , culpamos quem não quis evoluir , e vivemos numa sociedade onde a busca do prazer imediato é a lei. continua....

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ahhhh síndrome de viralata...

Quando mais jovem, parecia que não me sentia encaixado na sociedade em que vivia, tinha um que de revolta por não ser rico , não ter amigos e familiares " importantes" , mesmo depois de formado médico me sentia deslocado socialmente e era como se a qualquer momento iria aparecer alguém e me tomar meu lugar ora conquistado , meu diploma etc...
Nesta e´poca cheguei a fazer análise e minha terapeuta Ana Luiza ( linda e sábia) me dizia que eu tinha a síndrome de coitadinho , que por mais que eu conseguisse algo , sempre não me sentiria merecedor.
Depois de muitos anos esse complexo melhorou, não desapareceu, mas melhorou muito , surpresa minha saber que grande parte da população brasileira , incluindo pessoas de classe média e alta ( nem sei se usam-se mais estes denominadores ) sofrem da chamada síndrome de vira lata , acham que no Brasil tudo é uma porcaria e que o povo é muito desonesto, preguiçoso e incapaz , colocam-se neste grupo e comparam com paises como estados unidos , dinamarca , suécia etc...
Isto é muito ruim e não condiz em nada com o fato de que o Brasil vem melhorando a cada século que passa e que somos um povo com infinitas qualidades a despeito dos defeitos que qualquer tipo de sociedade pode ter .
Esta é uma idéia ruim difundida por muitos , as vezes até na boa intenção ( de boas intenções o inferno esta cheio !), porém faço de tudo para que meus filhos escapem desta síndrome e sempre que surge um assunto assim em casa ou no ambiente de trabalho tento argumentar com fatos e estatísticas de que não somos perfeitos , mas estamos muito longe de sermos um lixo.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Divagando em Saúde...: Banho de Empatia

Divagando em Saúde...: Banho de Empatia: “Estava morrendo de frio, o ar condicionado ligado e eu ali deitado em uma cama do CTI, só com uma fralda e um cobertor esga...